Clique aqui e tenha acesso aos principais serviços
pelo Setor de Atendimento do Core-ES.
Os dirigentes do Conselho Regional dos Representantes Comerciais do Espírito Santo (Core-ES), Marcelo Simonetti, José Maria Claudio Junior, Julio Sandes, Igor Gambini, Mario José Batista, Fernando Almeida, José Aquibaldo e a gerente-geral, Fernanda Pianca, e a chefe do Departamento Jurídico, Lara Bastos, estão em Brasília, onde participam do Seminário Nacional de Capacitação e Treinamento dos Dirigentes, promovido pelo Conselho Federal dos Representantes Comerciais, entre segunda, 08 e quarta-feira, 10.
O encontro reúne lideranças do Sistema Confere/Cores para três dias de formação e a abertura do evento integrou a programação comemorativa pelos 60 anos da regulamentação da Representação Comercial, marcando o início de um ciclo de debates sobre governança, responsabilidade institucional, modernização da gestão e fortalecimento da atuação integrada entre o Confere e os Conselhos Regionais.
Em seu discurso de abertura, o presidente do Confere, Archimedes Cavalcanti Júnior, destacou o simbolismo da presença de dirigentes de todos os estados e resgatou os marcos históricos que consolidaram a atividade ao longo das últimas seis décadas. Ele prestou homenagens aos personagens que construíram os pilares da profissão e ressaltou que os últimos três anos foram de transformação profunda no Sistema.
Archimedes apresentou, ainda, os principais avanços dos últimos três anos, enfatizando a modernização administrativa, tecnológica e jurídica do Sistema Confere/Cores. “Não nos contentamos em manter. Decidimos evoluir. Implantamos o SEI, criamos o Guia de Transparência Ativa, fortalecemos o controle interno, modernizamos sistemas, ampliamos a fiscalização e construímos uma política de dados abertos que nos coloca em posição de destaque entre os Conselhos Profissionais”, destacou.
O presidente também salientou o protagonismo político e jurídico conquistado pela Representação Comercial, lembrando conquistas como a consolidação, no Supremo Tribunal Federal, do tratamento semelhante ao crédito trabalhista para recebimentos de representantes comerciais em casos de falência ou recuperação judicial.
Após a abertura, a programação seguiu com três palestras conduzidas por especialistas do Tribunal de Contas da União (TCU). João Manoel da Silva Dionísio apresentou as novas regras de prestação de contas e transparência exigidas dos Conselhos Profissionais, enquanto Alberto Leite Câmara abordou as atribuições e limites legais dos Conselhos Regionais. Encerrando o dia, o ministro Bruno Dantas tratou da responsabilidade legal dos dirigentes de autarquias profissionais, com foco na importância da integridade, da conformidade e da segurança jurídica na administração pública.
A programação segue nesta terça-feira (9) com debates sobre relações institucionais, inovação, inteligência artificial, orçamento, governança e integridade, conduzidos por palestrantes como Reiner Leite, o ministro Benjamin Zymler, o ministro André Luís de Carvalho, Bruno Affonso e Disney Rosseti.
Na quarta-feira, 10, o seminário prossegue com temas essenciais para a gestão moderna dos Conselhos, como governança pública, enfrentamento ao assédio e discriminação, uso de inteligência artificial na administração, poder de polícia, controles internos e liderança, com especialistas como Izaac Pereira Inácio, Rose Cyrillo, Alex Lopes Pereira, Carlos Alberto de Medeiros, Fábio Gargano, Gil Pinto Loja Neto e o professor Jacoby Fernandes, que encerra a programação abordando riscos e responsabilidades em licitações.
Com informações do Confere
